Por Angélica Zenith e Carlos Braga
Estratégias, um bom discurso e muita leitura. Essas são as características principais para quem quiser obter um bom resultado no júri simulado proposto pelo professor da Universidade Católica de Pernambuco, Dario Brito, na disciplina Jornalismo e Novas Tecnologias. O exercício será realizado no próximo sábado, (24/09), na sala 510 do bloco A da Universidade.
De um lado Andrew Keen com “O culto do amador” e do outro Henry Jenkins com “Cultura da convergência”. Os estudantes devem defender o ponto de vista dos autores sobre a mídia e sua expansão desenfreada.
Os debates propostos pelos autores seguem linhas opostas. Andrew Keen levanta questionamentos que trazem dúvidas sobre o “livre acesso” a internet. Andrew acredita que a “invasão” de pessoas não capacitadas na web 2.0 fomenta a publicação de informações falsas, além de desvalorizar muitas profissões, como por exemplo, a dos jornalistas.
Já Henry Jenkins traz percepções positivas acerca dessa convergência que circula na sociedade. O autor mostra os benefícios que a participação direta da massa nesses meios, propicia para pluralização de conteúdo. A decisão ficará nas mãos de aproximadamente 25 estudantes que compõem o Júri. As expectativa são grandes. Então, que venha o sábado!