quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Somos partes da Inclusão Digital





Por Angélica Zenith e Carlos Braga


            Os avanços tecnológicos possibilitam uma interação e acessibilidade virtual democrática. Ter seu próprio espaço para publicações, poder compartilhar com um número considerável de pessoas seus pensamentos, ter visibilidade midiática, levantar debates com maior imparcialidade. Esses são alguns dos principais benefícios da inclusão digital, o que possibilita a pluralização da cultura de massa.

            Fazer parte da cibertcultura é ser levado por esse montante de possibilidades e conquistar um espaço democrático dentro dos segmentos midiáticos que os veículos de comunicação oferecem para a massa hoje. Quebrando o paradigma da mídia “convencional”, as redes sociais oferecem uma pluralidade de críticas, comentários, artigos e coberturas de fatos analisados a partir de vários ângulos.

            O professor do programa de estudos pós-graduados em comunicação e semiótica da pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP), Eugênio Trivinho, acredita que esse tipo de inclusão digital, já conhecido por quem desfruta dos benefícios e possibilidades da blogesfera, é uma verdadeira utopia. O especialista defende que constantes atualizações tecnológicas impostas pela indústria condenam o homem à eterna exclusão. O professor da PUC-SP também organizou a recém-lançada obra “Flagelos e Horizontes do mundo em Rede: Política, Estética e Pensamento à Sombra do Pós-Humano”, que reúne ensaios de vários pesquisadores.

            O professor Trivinho ainda acredita que os conhecimentos exigidos para fazer parte do mundo tecnológico são específicos e devem ser traduzidos em uma prática interativa, própria de um comportamento de contigüidade de acesso, de fluência e de rapidez. São conhecimentos pragmáticos para usar o hardware, o software e a rede.
           
            Em contrapartida, a inserção das pessoas nas novas mídias acaba sendo natural, já que em todas as plataformas midiáticas (impresso, televisivo, radiofônico) fala-se de blogs e redes sociais. As “senhas” defendidas pelo Doutor em suas pesquisas são puramente econômicas, contrapondo-se assim, a teoria naturalista da sociologia moderna: o homem sempre acompanha os movimentos naturais da sociedade, se assim não o fosse, não estaria convivendo em sociedade.
           
           Teoria revogável quando encontramos hoje o governo já desenvolvendo atividades voltadas para o desenvolvimento de programas sociais para a interação tecnológica e virtual. O mais recente programa é o “Banda Larga para todos”, que tem como objetivo levar a internet para todos os brasileiros. O modelo de gestão dos governos passa a ser pautado também por esses avanços tecnológicos. Não se pode dizer que existe uma elite detentora da cibercultura, já que as redes sociais ajudaram nações, a exemplo de Caracas e Irã. A democracia digital existe e está no cotidiano das pessoas possibilitando a sua permanência na cibercultura.

Um comentário:

  1. Caros repórteres ANGÉLICA ZENITH e CARLOS BRAGA
    do blog tecnologiaenoticia.blogspot.com,

    No sábado passado conferimos a "pré-estreia" de um filme chamado Intrigas de Estado (State of Play). O exercício de hoje, dia 24.08, será escrever uma crítica sobre este filme como se ele fosse estrear hoje. Os parâmetros para o exercício são esses:

    a) A crítica deve conter 600 palavras (no mínimo).

    b) Duas fotos do filme atrativas ao leitor, assim como um título que chame a atenção.

    c) No meio ou fim do texto, deve haver um link para o trailer do filme (inserido para ser rodado no blog ou com endereço e player externo, tanto faz).

    d) Além de falar, é claro, de aspectos técnicos do filme (fotografia, edição, direção, etc.) e também da interpretação dos atores e do roteiro, a crítica deve discutir o IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO JORNALISMO (por isso pedi para que vocês prestassem atenção naqueles pontos específicos: apuração, difusão e relacionamento com as fontes; e posicionamento da chefia do jornal).

    É isso, então.
    Abs e boa sorte,
    DBrito

    PS: O exercício pode ser finalizado até o sábado, dia 27/08/11, mas sugiro começar agora.

    ResponderExcluir